domingo, 26 de fevereiro de 2012

A minha opinião sobre leituras, português, 7º ano



A minha opinião sobre o livro História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda.

Gostei de ler este livro, pois penso que é engraçado e muito imaginativo, pelo facto de um gato cuidar e ensinar uma gaivota a voar.
Com a sua leitura, aprendi que devemos ser solidários com os outros, mesmo que não sejamos todos iguais. Além disso, a fábula ensina-nos que, para alcançar o que desejamos, não podemos desistir, temos de tentar sempre.

Ana
Gomes, 7º ano
A minha opinião sobre o livro Historia de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda.

No meu colégio, na aula de português, foi-nos pedido que lêssemos este livro. Ao início, achei que não ia gostar, pois o tema não parecia muito sugestivo, mas como tinha de o ler, assim o fiz.
Osprimeiros capítulos não envolviam intriga que me empolgasse a continuar a ler, mas, assim que comecei a ler mais um pouco, apercebi-me de que o livro era muito giro,e depois de acabar de o ler, fiquei muito triste… Não porque a obra fosse triste, mas porque queria ler mais e que a história continuasse!
Este livro ensina-nos que, ainda que sejamos diferentes ou tenhamos gostos desiguais, não significa que nos dêmos mal.
Zorbas era um gato muito leal e, com a ajuda de todos os seus amigos, conseguiu cumprir as três promessas que jurou realizar. Todos os seus amigos o apoiaram, pois “um problema de um gato do porto é um problema de todos os gatos.”.

Marta Costa, 7º ano

Texto de opinião sobre o livro História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Este livro foi-me proposto na disciplina de Português, em Janeiro de 2012. Com este abri os meus horizontes às virtudes da solidariedade e amizade.
O gato preto e gordo, protagonista da fábula, ensinou-me que nunca devemos julgar os outros pela sua aparência nem desprezá-los por aquilo que não são. É muito fácil aceitar os que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é bastante complicado.
O conto relata a história de uma linda amizade entre duas espécies completamente diferentes que se juntam pela preocupação de cumprir uma promessa, acabando por construir um grupo onde reinam a lealdade, a amizade, a generosidade, entre outras grandes virtudes.
Assim, concluímos que a história está repleta de valores que raramente vemos no nosso dia a dia, e que contém diversos exemplos a seguir, tais como: se estamos dispostos a fazer algo, e se
o queremos verdadeiramente, consegui-lo-emos, pois, tal como Zorbas, possuímos uma grande força de vontade.



Madalena Menezes, 7º ano
Um livro surpreendente
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar
Quando olhei para este livro pela primeira vez, pensei que seria mais um daqueles livros maçadores que teria de ler para as aulas de Português.
Para dizer a verdade, falei antes de tempo, este revelou ser muito interessante. Ensinou-me que devemos ser sempre solidários e amigos uns dos outros, estando sempre dispostos para ajudar tudo e todos.
É um livro que nos mostra a amizade entre os gatos do porto de Hamburgo, uma grande amizade entre estes gatos que se encontram sempre dispostos a apoiarem-se uns aos outros, nos bons e nos maus momentos.
Com este livro aprendi também que, quando fazemos uma promessa, devemos sempre cumpri-la!
Penso que estas são as grandes lições que os gatos do porto nos transmitem ao longo da fábula.


Catarina Ferreira, 7º ano