quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BIOBIBLIOGRAFIA

Virginia Woolf

Virginia Woolf nasceu em Londres, a 25 de janeiro de 1882 e foi uma escritora, ensaísta e editora britânica bastante famosa. 

Esta escritora era filha do editor Sir Leslie Stephen, razão pela qual a jovem frequentou desde muito cedo o mundo literário.

Em 1912, casou-se com Leonard Woolf, com quem viria a fundar, em 1917, a Hogard Press, editora que revelou grandes escritores. Também fez parte do Grupo Bloomsbury, onde desempenhava um papel importante dentro da sociedade literária londrina.

Virginia destacou-se enquanto escritora. Entre nove romances, duas biografias, sete volumes de ensaios, vinte e seis cadernos de diários e muitas cartas, destacam-se os seus romances Mrs Dalloway (1925), Orlando (1928), o livro-ensaio Um Quarto Só Para Si (1929), bem como a sua obra A Viúva e o Papagaio. Esta última encontra-se referenciada no Plano Nacional de Leitura, dada a sua importância.Este conto infantil sobre o amor aos animais esconde outra grande história dos sobrinhos de Virginia Woolf e do jornal que faziam todos os dias para a família.

Virginia Woolf apresentava crises depressivas. Após um colapso nervoso, suicidou-se em Lewes, a 28 de março de 1941.  

A autora  encontra-se sepultada em Non-Cemetery, Sussex, na Inglaterra. 

 Juliana Pinheiro e Maria Dias, 5º Ano













Sem comentários:

Enviar um comentário