sexta-feira, 5 de julho de 2013

TEXTO POÉTICO


Se eu fosse…



Se eu fosse astronauta
Saltaria da lua
Mas como sou criança
Apenas posso brincar na rua.

Se eu fosse bombeiro
Apagaria muitos fogos
Mas como sou criança
Apenas me divirto com jogos.

Se eu fosse polícia
Prenderia muitos assassinos
Mas com sou criança
Apenas brinco com meninos.

Se eu fosse médico
Trataria de muitos doentes
Mas como sou criança
Apenas jogo à enfermeira e aos pacientes.



Carolina Castro, 5ºAno







Se eu fosse uma planta
Ajudaria a humanidade
A todos cantaria
Para espalhar a felicidade.

Se eu fosse uma abelha
De flor em flor viajaria
E o pólen delas
Para a colmeia transportaria.

Se eu fosse uma borboleta
Faria tudo o que podia
Com as asas azuis e belas
Nada me faltaria.

Se eu fosse uma árvore
Queria ser uma bananeira
Daria frutos a quem precisasse
E à minha volta havia muita brincadeira.

Se  eu fosse uma folha
Ajudaria a planta a respirar
Não interessa verde ou vermelha
Mas estaria sempre a voar.

Se eu fosse a água
Todos beberiam de mim
Não me punha em cima de uma tábua
Mas regaria um benjamim.

Raquel Soares, 5ºAno




Se eu fosse uma meia
 levaria uma tareia.
Se eu fosse cavaleira
Montaria na eira.
Se eu fosse um fantoche
Comeria um brioche.
Se eu fosse o mar
Passaria o tempo a surfar.
Se eu fosse uma sereia
Estaria deitada na areia.
Se eu fosse uma ria
Estaria em calmaria
Deixando os barcos passar
Para ir dar ao mar.

Carlota Leite, 5º Ano





Se eu fosse uma folha
Desprendia-me da árvore
E voava pelos ares
Com uma cor mármore.

Seria livre
E leve como uma pena
Mas parava na perna
De uma criança pequena.

E essa criança levava-me
Para dentro de casa
E, de vez em quando, lembrava-me
Dos meus tempos de liberdade.


Mas não sentia falta
Pois ali estava bem
Quentinha e aconchegada
Como quando a Primavera vem.



Francisca Abelha, 5º Ano

 



Se eu fosse uma flor
Queria ter pétalas coloridas
E muitas flores amigas.
Queria um jardim encantar
Vendo o sol a brincar
Com um grande sorriso a brilhar
E com o vento poder voar e dançar.



Juliana Gonçalves, 5º Ano




Sem comentários:

Enviar um comentário