domingo, 14 de novembro de 2010

A castanha


Era uma vez uma Castanha que vivia num souto. Tinha uma bela casa, um ouriço, que era tão aconchegado como um cobertor de lã.
Um dia, a casa da Castanha tremeu tanto que parecia um terramoto.
Começou a abrir-se lentamente e, de súbito, a Castanha caiu por terra.
- Ai! – disse ela. – Magoei-me!
Então começou a procurar um ouriço desocupado, mas não encontrou nenhum.
De repente, formou-se uma algazarra; homens e mulheres dançavam ao som de músicas de S. Martinho.
- Uma Castanha! – exclamou um rapazito. – Vamos assá-la!
- Ai! Ai! – retorquiu a pobre Castanha. – Vão comer-me!
Desatou a fugir, mas tropeçou numa pedrinha.
- Por favor, não me comam! – suplicou-lhes ela.
- Tu falas? – perguntou o rapaz.
- Sim – disse, com timidez, a Castanha.
- Coitadinha! Estás com frio? – perguntou o menino, vendo-a a tremer.
- Sim – disse ela.
- Então vou procurar um ouriço. Queres vir comigo?
- Sim. Muito obrigada!
E assim acabou o dia de São Martinho.
Carlota Leite, 3º ano

14 comentários:

  1. ola carlota eu não te conheço, mas pela escrita pareces ter 15 anos

    um beijinho jacinto e ana raquel (somos amigos e colegas da nati)

    ResponderEliminar
  2. muitos parabéns Carlota.
    Fiquei muito contente pela tua criatividade e imaginação

    um beijinho muito grande

    Rosa Bouça Nova

    ResponderEliminar
  3. Olá Carlota, gostei muito da tua história,

    é a história mais bonita e original de todas.

    Parabéns.

    Um beijinho grande.

    André

    ResponderEliminar
  4. Olá filhota.
    Sabes que me orgulho muito de ti.
    Continua a ser a minha princesa pois assim tornar-te-ás uma rainha.
    O teu texto é lindo e revela toda a tua sensibilidade e espírito criativo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Carlota: Fico muito contente de ter uma irmã que escreve muito bem.

    Um beijinho do mano

    Gustavo

    ResponderEliminar
  6. Carlota
    Não te conheço, mas a avaliar pela redacção que acabei de ler, penso estar na presença de pessoa que toma a iniciativa para o relacionamento com os outros o que é muito positivo nos nossos dias.

    Com esta tão linda e criativa história parece-me bem que vai despertar o interessar nos dramaturgos em levá-la até aos palcos e quiça poderás igualmente ter produzido um bom tema para os apaixonados da "banda desenhada".

    Desejo-te muita força, coragem e vai em frente sem medo.

    Tiago sobrinho do jacinto diz e subscreve no momento em que à lareira em casa da mãe vai assando uns castanhas já sem casa ( fora do ouriço).

    ResponderEliminar
  7. Carlota:
    Ao ler a tua redacção fiquei surpreendido de tanta imaginação e criatividade e nem queria acreditar que a mesma era proveniente de uma aluna do 3º ano.
    Dizem que o ensino se vem degradando nos últimos anos, no entanto, ou se está perante uma excepção ou então o ensino está na realidade a melhorar, pois que, já há uns anitos que passei pelo 3º ano e não vi nada parecido com o teu trabalho.
    Com estas minhas palavras tenho consciência que te posso prejudicar, isto é, não quero que fiques babada, porque babada deve estar a tua professora por ter uma aluna com este talento.
    Ricardo irmão do Tiago e sobrinho do Jacinto.

    ResponderEliminar
  8. Olá Carlota;
    Quero felicitar-te pela linda história que contaste da castanha associada à festa de S. Martinho.
    Nem queria acreditar que era um trabalho de redacção feito por uma aluna do 3º ano.
    Deves ter dado uma grande alegria aos teus pais e à tua professora.
    Embora não te conheça, quero desejar-te os maiores êxitos que bem mereces pelo tem trabalho e aproveito para desejar Boas Festas para a quadra natalícia que se aproxima
    Subscreve:
    Amália mãe do Tiago e do Ricardo e irmã do Jacinto.

    ResponderEliminar
  9. Olá Carlota, estava a fazer um trabalho de investigação, quando vi uma redacção feita por ti.

    Ao olhar reparei que eras tu... fiquei muito contente, já conhecia a Carlota que aprende a dançar, a tocar, a pintar e agora escritora.

    Mostrei a redacção na minha Divisão e ao todo somos 50. Agora a Direcção de Finanças do Porto, já sabe da existência de pequenos grandes talentos...

    Todos ficaram encantados com a tua prestação mandam-te muitos parabéns e um beijinho
    logo vou mostrar a redacção à Rosa para ver o que ela diz.
    Um enorme beijinho de muito carinho recheado de muitas castanhas doces
    Nati

    ResponderEliminar
  10. Olá,Carlota!

    Parabéns!!!

    Gostei muito do teu texto só tive pena do "Dia de S. Martinho" ter acabado!...

    Uma grande beijoca

    Dores Ribeiro

    28 de Novembro 2010

    ResponderEliminar
  11. Olá Carlota
    Sei que és muito trabalhadora,expressiva e carinhosa,mas ainda não conhecia esta tua vocação. Bom Trabalho. Continua.... Beijinhos
    Bárbara

    ResponderEliminar
  12. ola Carlota
    muitos parabéns, a Nati mostrou-me a tua redacção, fiquei muito contente por teres tanta imaginação.
    uma beijoca do tamanho do mundo e de muita ternura
    nati

    ResponderEliminar
  13. OLA CARLOTA.GOSTEI MUITO DA TUA HISTÓRIA.BEIJINHOS. TIA NANDA

    ResponderEliminar
  14. É fantástico e fico muito feliz por ter os meus trabalhos publicados aqui.
    Quero agradecer à minha professora (professora Luísa Vinhais) por nos ter dado, a mim e às minhas colegas, a oportunidade de publicar os nossos textos neste BLOG TÃO EVOLUÍDO!
    Beijinhos da Carlota e FELIZ NATAL para todos!!...

    ResponderEliminar